ZNTGEO

Topology: Como verificar topologias com o ArcGIS

Alguns softwares GIS possuem ferramentas que possibilitam que façamos verificações topológicas nas feições espaciais produzidas. Esse procedimento pode variar de software para software, cada com suas particularidades. Hoje falaremos um pouco sobre como executar essa verificação topológica utilizando o software ArcGIS.

Diferentemente do QGis onde conseguimos realizar a verificação das topologias diretamente no formato shapefile, no software ArcGIS esse procedimento é feito através da ferramenta Topology e só é possível com uso do Geo Database, que é um formato de banco de dados espacial nativo da ESRI.

Dentro do Geo Database ainda será necessária a criação de um Feature DataSet, onde deverão estar as camadas que serão verificadas. Para executarmos a verificação devemos seguir os seguintes passos:

  • Clicar com o botão direito do mouse em qualquer região dentro do Feature DataSet. Na janela que se abre clicar na opção New (A) e depois em Topology (B).
  • Em seguida, na tela New topology ainda não será necessária nenhuma configuração então basta clicar em Avançar (C).
  • Na tela seguinte iremos dar nome à nossa topologia (D) e configurar qual a tolerância dos erros (E). É importante que a Feature class (camada vetorial que será verificada) esteja dentro do Feature DataSet onde será criada a camada da topologia e também, com seu sistema de coordenadas em UTM para facilitar a definição dos parâmetros de tolerância. Feitas essas configurações clicamos em Avançar (F).
  • Na tela seguinte serão definidas quais camadas serão verificadas (G). Depois clicamos novamente em Avançar (H).
  • Na próxima tela iremos definir o ranqueamento (I) entre as camadas verificadas. Essa classificação associada à camada servirá para controlar o quanto as mesmas poderão sofrer ou não modificações quando a topologia for validada. Quanto mais alta a classificação, menos as camadas sofrerão alterações. Esse valor de classificação pode variar de 1 a 50. Para o nosso exemplo manteremos as configurações padrão. Em seguida clicamos em Avançar (J).
  • Em seguida iremos configurar quais regras serão utilizadas para a validação clicando em Add Rule (K).
  • Em Add Rule podemos escolher as regras que melhor se apliquem ao tipo de relação espacial que queremos validar. Podemos verificar as relações entre camadas diferentes, caso estejamos trabalhando com mais de uma, ou podemos analisar apenas as relações dentro da mesma camada. Algumas regras só poderão ser utilizadas para análises entre camadas diferentes. Nessas situações definimos a primeira camada (L), depois definimos a regra (M) e, por fim, podemos definir a segunda camada para análise (N). Para nosso exemplo iremos executar a verificação em apenas uma camadas, passos (L) e (M). A opção Show Errors (O) por padrão é habilitada e devemos manter dessa forma. Finalizada a configuração da regra clicamos em Ok. Para cada regra a ser criada é necessária a repetição dessa sequência de passos.
  • Ao retornarmos para a tela anterior podemos ainda salvar as regras que acabamos de configurar em Save Rules (P) ou ainda, carregar regras previamente salvas em Load Rules (Q), caso necessário. Depois podemos continuar clicando em Avançar (R).
  • Na janela final teremos um sumário com as informações das configurações feitas e, em seguida clicamos em Finish (S).
  • Em seguida será criada a topologia e na sequência será solicitada a confirmação da validação. Basta clicar em Sim para prosseguir.
  • Para a visualização dos erros identificados basta carregarmos a camada da topologia criada no ArcMap, no nosso exemplo a camada testes_Topology.

Com os erros identificados (marcações em vermelho) podemos executar as correções nas camadas usando as ferramentas de edições de vetores do ArcMap e, após finalizadas, rodamos novamente a topologia para verificarmos se todos os erros foram realmente corrigidos.

Até a próxima!!