Os Sistemas de Referência e Coordenadas – SRC são utilizados na definição das posições dos objetos em determinadas superfícies. Para a localização dessas posições na superfície terrestre são utilizados os Sistemas de Referência Geodésicos que são associados à um modelo geométrico que mais se aproxima da forma superfície da Terra, onde são realizados os cálculos de suas coordenadas.
Os Sistemas de Referência Geodésicos são definidos por um:
- Elipsóide de Revolução: figura geométrica utilizada para os cálculos de posicionamento por mais se aproximar da forma superfície da Terra.
- Datum: do latin dado que se refere a detalhe, é o termo utilizado quando se quer fazer menção ao sistema de referência. Por definição é o marco geodésico horizontal ou vertical que é usado como ponto de origem do sistema geodésico.
Podem ser classificados ainda em:
Geocêntrico: quando o ponto de origem do elipsóide de revolução coincide o centro de massa da Terra. Temos como exemplos de sistemas Geocêntricos: SIRGAS 2000 e o WGS84.
Topocêntricos: quando a origem do elipsóide de revolução está localizada na superfície da Terra. Como exemplo podemos citar o SAD69 e o Córrego Alegre.
Quanto aos Sistemas de Coordenadas, se dividem em:
Coordenadas Geográficas:
Meridianos (Longitudes) que são círculos que dividem a Terra e se cruzam nos pólos.
Paralelos (Latitudes) que são círculos que cruzam os meridianos perpendicularmente.
Coordenadas Planas:
É um sistema cartesiano tridimensional (eixos X, Y e Z)
Atualmente o Sistema de Referência oficial no Brasil é o SIRGAS 2000.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Julio C. Conceitos de Cartografia. INPE, Julho de 2011.