Tomemos a seguinte situação como exemplo:
Temos uma poligonal com área de 35.331,28m² e precisamos dividí-la em três áreas de igual valor ou com diferenças mínimas entre elas. Como fazer isso de forma automática no QGIS?
Bem essa é uma situação bem comum que pode acontecer e, felizmente, o QGIS pode nos ajudar nisso através de alguns plugins. Mas para o nosso exemplo de hoje iremos falar do plugin Polygon Divider.
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Instalando o Polygon Divider
Primeiro será necessária a instalação do plugin Polygon Divider através do menu Complementos.
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Após acessar o menu Complementos basta pesquisar na aba Tudo por Polygon Divider. Em seguida basta clicar no botão Instalar Complemento, como mostrado abaixo.
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Depois de instalado podemos clicar no botão close e retornar para a área de mapa do QGis.
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Dividindo o Polígono
Após a instalação o Polygon Divider poderá ser acessado por dois caminhos diferentes. O primeiro através do menu Vetor onde foi criado um sub menu chamado Polygon Divider ou, pela área de trabalho através do ícone criado na barra de ferramentas.
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Qualquer um dos dois caminhos nos levará para a mesma tela de configuração. onde deveremos configurar:
- Input Layer: campo onde iremos selecionar qual camada será feita a divisão. No nosso exemplo selecionei a camada “Perimetro”;
- Output File: iremos definir o local e o nome de salvamento da camada de saída (camada com as divisões) clicando no botão com as reticências e selecionando o caminho da pasta de salvamento;
- Definição do método de divisão escolhendo entre:
- Target Area (in CRS Units): ao escolhermos essa opção estamos definido que a prioridade na divisão será o valor de área que iremos informar. O valor deverá ser informado em metros quadrados por isso é importante que a camada do polígono de referência, no nosso exemplo a camada “Perimetro”, esteja em um Sistema de Coordenadas Projetado como o Sistema UTM por exemplo. Assim o plugin irá calcular as áreas sem problemas de conversão já que estaremos utilizando os valores diretamente em metros quadrados já que a unidade do sistema UTM é o metro.
- Number os Divisions: neste método estaremos priorizando a quantidade de divisão. Dessa forma a área será definida pelo plugin. O algorítimo fará a divisão em áreas iguais sendo que nem todas serão exatamente iguais. Normalmente uma área terá o tamanho da “sobra” de área da divisão. Lembramos que só podemos escolher um método por vez (o próprio plugin desabilita o método não escolhido).
- Cut Direction: aqui definiremos a direção de onde o plugin partirá executando a divisão. Temos como opções:
- Left to Right (Esquerda para Direita)
- Right to Left (Direita para Esquerda)
- Top to Botton (De cima para Baixo)
- Botton to Top (De baixo para Cima)
- Tolerence: aqui definiremos a tolerância para o cálculo das divisões. Quanto menor o valor da tolerância mais o algorítimo efetuará divisões iguais, porém o processamento pode ser mais demorando quanto maior a precisão (menor valor de tolerância).
- Absorb Offcuts: por fim a opção “Absorver as Sobras” que fará com que a sobra de área seja igualmente distribuída ou não nas demais áreas divididas. Ao marcarmos estamos optando pela distribuição. Caso não seja necessário e você queira que o plugin gera uma área de tamanho diferente com as “sobras” basta deixar esta opção desmarcada.
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Feitas todas as configurações necessárias basta clicar em “OK” e aguardar o processamento.
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Após o processamento a camada resultante da divisão será carregada automaticamente no QGis.
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Abrindo a tabela de atributos da nova camada observe que ela trás o campo “area” que veio da camada de referência da divisão (a camada “Perimetro”) e, no campo AREA_1 temos os valores das novas áreas divididas em metros quadrados. Se necessário você pode criar um novo campo na tabela de atributos e re-calcular o valor na área convertido para hectares, quilômetros quadrados e assim por diante.