ZNTGEO

Como Inserir um Arquivo CSV no QGis

O que é um arquivo CSV?

Um arquivo CSV (do inglês Character-separated values ou valores separados por um delimitador) serve para armazenar dados tabulares (números e texto) em texto simples. O texto simples significa que o arquivo é uma sequência de caracteres puros, sem qualquer informação escondida que o computador tenha que processar.¹

Um arquivo CSV é composto por diversos registros, separados por quebras de linha e cada registro possui um ou mais campos, separados por um delimitador, sendo os mais comuns a vírgula ( , ), o ponto e vírgula ( ; ) e o caractere invisível que surge ao se pressionar a tecla tab.

Arquivos separados por vírgula e ponto e vírgula normalmente recebem a extensão .csv e arquivos separados por “tab” a extensão .tsv. Há também bases de dados nesses formatos que recebem a extensão .txt. Arquivos .csv são simples e funcionam na maior parte das aplicações que lidam com dados estruturados.

Fazendo uma comparação com linhas e colunas numa planilha, os registros de um arquivo CSV são as linhas e os campos são as colunas. Os valores dos campos do primeiro registro, ou seja, da primeira linha, normalmente são os nomes das colunas. Apesar de não existir um padrão internacional para o CSV, suas variações são simples o suficiente para que os aplicativos compatíveis possam consertar facilmente as diferenças.

Inserindo um arquivo CSV no QGis

Para adicionarmos um arquivo CSV devemos primeiro clicar no botão Gerenciador de fontes de dados (A).

Na janela que se abre escolhemos a opção Texto delimitado (B).

arquivo csv

Em seguida, clicando no botão Buscar (C) para adicionarmos nosso arquivo CSV ao QGis. Selecionamos (1) o arquivo e depois clicamos em Abrir (2).

Em seguida, após selecionarmos o arquivo .csv, nos será apresentada uma visualização prévia (D) do conteúdo do arquivo. Caso a formatação dos delimitadores do arquivo .csv esteja de acordo com o padrão da configuração do QGis, este conteúdo será apresentando como uma tabela com as linhas e colunas definidas. Como mostra a figura abaixo:

Porém, em algumas situações o arquivo .csv pode ter sido configurado de forma diferente mostrando algo como segue abaixo:

Por padrão, caso seja a primeira vez que esteja inserindo um arquivo .csv, o delimitador de campos pra arquivos .csv no QGis vem configurado como sendo a vírgula (,) e pode acontecer do arquivo .csv estar com outro delimitador definido, como por exemplo o ponto e vírgula (;). Nessas situações devemos informar uma configuração personalizado ao QGis marcando a opção Delimitadores Personalizados (F).

Para as próximas inserções ele manterá sempre a ultima configuração utilizada. Em seguida marcamos qual o delimitador que está sendo utilizado no arquivo .csv. No nosso exemplo utilizamos o ponto e vírgula como delimitador, assim basta marcarmos a opção Ponto e Vírgula (03).

Em seguida no campo Opções de Gravações (G) definiremos as seguintes configurações:

  • Linhas que contem o cabeçalho (nomes das colunas) na opção Número de linhas de cabeçalho à descartar (4): por padrão ela já vem definida com o valor 0 (zero) que significa que não será descartada nenhuma linha fazendo com que automaticamente a primeira linha da tabela seja a linha com o cabeçalho (nomes das colunas).
  • Mantemos as marcações dos campos Primeiro registro tem nomes de campos (5), onde confirmamos que os nomes estão na primeira linha e, manteremos também a marcação do campo Tipos de campo detectados para que o QGis detecte a formatação dos campos da tabela (campos tipo número, texto…)
  • Podemos marcar também as opções Separador decimal é a vírgula, Aparar campos e Descartar campos vazios (6) caso necessário.

Em Definições de geometria (H), caso o arquivo .csv contenha valores de coordenadas, devemos informar marcando a opção Coordenadas de ponto (7) e, em seguida informar quais colunas na tabela equivalem às informações de X, Y, Z e M selecionando as colunas nos respectivos campos (8). É necessário que informemos também qual a projeção utilizada no campo Geometria SRC (9).

Caso o arquivo .csv não contenha informação de coordenadas a serem utilizadas, devemos marcar a opção Sem geometria (atributo apenas de tabela).

Feitas as configurações, clicamos em Adicionar para carregarmos a camada CSV ao QGis.

Notas

¹Conceito de CSV retirado do Guia de Dados Abertos <https://ceweb.br/guias/dados-abertos>