Um Modelo Digital de Elevação – MDE (do inglês DEM – Digital Elevation Model) nada mais é que uma representação tridimensional da superfície terrestre e são gerados à partir de pares estereoscópicos de fotos aéreas ou imagens de satélite em diferentes resoluções espaciais, escalas para diversas finalidades.
Esses pares estereoscópicos são gerados pelo uso da Estereoscopia que é uma técnica usada para se obter informações do espaço tridimensional, através da análise de duas imagens obtidas em pontos diferentes. O fato de o ser humano ter dois olhos permite-lhe, através da estereoscopia, ter a noção de profundidade espacial, com o objetivo de, por exemplo, ter a noção da distância a que se encontram os objetos.
Os MDE são divididos em duas categorias:
- Modelos Digitais de Superfície: É a representação matemática tridimensional da superfície terrestre que representa feições naturais e artificiais presentes no terreno.
Modelo Digital de Terreno: Representação tridimensional exclusivamente do relevo, sem feições antrópicas e naturais. É a representação mais aproximada da superfície terrestre, utilizado como base na geração de curvas de nível.
Atualmente o acesso a esse tipo de dado tem se tornado mais popular. No Brasil podemos citar o IBGE e o Topodata que disponibilizam MDE com resolução espacial de até 30m de forma gratuita e sem nenhum cadastro ou algo parecido. Podemos também citar o site da ASF onde podemos baixar MDE com resolução espacial de até 12,5m (ALOS Palsar), nesse caso sendo necessário um cadastro para efetuarmos o download, também gratuito!!
Se inscreva em nosso canal no youtube!! ZNTGEO – Consultoria, Cursos e Treinamentos