ZNTGEO

ArcGIS: Aplicando Simbologia ao MDE – Stretched Symbology

Cada vez mais temos acesso a diversos tipos de dados 3D como, por exemplo, os Modelos Digitais de Elevação – MDE (do inglês DEM – Digital Elevation Model). Em paralelo a essa popularização do acesso tivemos também, uma maior possibilidade de manipulação desses dados através do uso dos softwares GIS, além também do uso das tecnologias BIM. Nesse post veremos como carregar o MDE no software ArcGIS e como aplicar simbologias que potencializem a percepção do dado 3D.

Se você quiser saber um pouco mais sobre MDE, MDT e MDS clique aqui e confira no nosso canal.

Carregando o MDE

Com o ArcGIS aberto a primeira coisa a se fazer é adicionar o arquivo do modelo. Para isso faremos o seguinte: clicar no botão Add Data (01) e depois, na janela que se abre buscar e selecionar (02) o MDE (arquivo de extensão .tiff)

Após o carregamento teremos essa visualização:

Ao carregar o arquivo .tiff pela primeira vez, o software mostrará uma mensagem na tela informando que arquivo ainda não possuem pirâmides e que se faz necessário a construção das mesmas. Caso isso ocorra basta clicar em Yes e aguardar a criação das pirâmides. As pirâmides são pré-visualizações que são configuradas para cada raster (arquivo de imagem) e para determinadas escalas, desta maneira ganhamos uma certa agilidade no uso dos zoons durante a manipulação do arquivo.

Ao carregarmos o MDE já podemos extrair uma primeira informação na Table of Contents que é a informação das alturas máximas e mínimas identificadas no raster (Low: 0 e High: 1.700,33). Como alterar esse tipo de visualização é que veremos a seguir.

Aba Symbology: aplicando o Stretched!

Para acessarmos os recursos de simbologia devemos clicar com o botão direito do mouse sobre a camada raster e, depois, clicar em Properties…

Em seguida, na tela que se abre teremos a aba Symbology. Caso não abra direto nela, basta escolhê-la.

Na aba Symbology temos duas grandes regiões de destaque. Ao lado esquerdo, em Show, temos os tipos de simbologias que podemos utilizar e, toda a região restante temos as ferramentas de configuração para o tipo selecionado. Neste post falaremos apenas da simbologia Stretched.

A simbologia Stretched (esticado) cria uma representação onde, com base em rampas de cores, a mudança de tonalidades irá variar de acordo com a mudança dos valores determinados, no caso do MDE, as variações em relação às alturas. Essa mudança de coloração se dá de forma gradual sem uma definição exata de onde se começa e termina determinada faixa de cor.

Para definirmos qual rampa de cores utilizar basta clicarmos no campo Color Ramp e selecionar a rampa que melhor se encaixa na representação que queremos.

É possível alterar a forma de apresentação das cores nesse menu. Para isso basta clicarmos com o botão direito do mouse na seta no canto direito dá área de apresentação das cores no Color Ramp e desmarcarmos a opção Graphic View.

Dessa maneira teremos uma lista com os nomes/temas de cada rampa de cor, o que pode facilitar a escolha para a simbologia.

Definida a rampa de cor a ser utilizada vamos agora configurar o Display background value e o Hillshade Effect.

O Display Background Value retirará essa borda escura na camada. Para isso basta marcarmos a caixa referente a ele e, no campo do valor, podemos deixar o valor 0 (zero). Caso o seu display esteja com outra cor configurada, você deve inserir o valor correspondente a essa cor, lembrando que ele irá varia de 0 a 255. Porém, pensando no resultado de um layout para impressão, é interessante manter o valor correspondente ao fundo branco mesmo.

Em seguida ativaremos o Hillshade (sombreamento). Primeiro vamos marcar a caixa ao lado da opção Use Hillshade Effect. Em seguida iremos definir um valor para o campo Z. Esse valor se refere ao exagero que será aplicado às alturas reais do MDE, ou seja, ele multiplicará em X vezes o valor da altura real o que facilitará a percepção das variações nas alturas.

Podemos também configurar o tipo de “esticamento” no campo Stretch. Para nosso exemplo manteremos o desvio padrão (Standard Deviations) e o valor de n igual a 2.

Com essas configurações já podemos clicar em Aplicar e vermos como ficou.

Para este exemplo utilizamos o MDE ALOS Palsar com resolução espacial de 12,5m disponível no site EarthData(ASF).