Nesse post veremos como aplicar simbologias que potencializem a percepção do dado 3D. Se você quiser saber um pouco mais sobre MDE, MDT e MDS clique aqui e confira no nosso canal.
Com o MDE já adicionado no ArcGIS, iremos acessar as propriedades da camada através do menu Properties clicando com o botão direito do mouse sobre a camada.

Em seguida, na aba Symbology vamos escolher a opção Classified para configurarmos os parâmetros para a simbologia. A primeira coisa que devemos definir é o tipo de classificação que iremos utilizar. Para isso basta clicar no botão Classify.

Na tela que se abre iremos primeiro definir o método de classificação selecionando umas das opções disponíveis: Manual, Equal Interval (Intervalos Iguais), Defined Interval (Intervalos Definidos), Quantile (Quartil), Natural Breaks (Quebras Naturais), Geometrical Interval (Intervalo Geométrico) e Standard Deviation (Desvio Padrão).

Cada um desses métodos tem suas característica e, à medida que são selecionados, nossas opções de configuração também irão mudar. Contudo apenas duas dentre os métodos disponíveis apresentam um ítem de configuração diferente das demais, são eles o Defined Interval e Standard Deviation.
Ao selecionarmos qualquer um desses métodos é necessário definirmos o tamanho do intervalo no campo Interval Size e não é necessário a definição do número de classes (o número de classe se altera de acordo com o valor do intervalo que será definido no campo Interval Size).

Da mesma forma ao selecionarmos o Standard Deviation iremos definir qual o valor do desvio, nesse caso, iremos selecionar entra as opções oferecidas pelo software.

As demais opções ficam disponíveis para todos os métodos, como por exemplo o campo Break Values onde podemos alterar, de forma manual, os valores e a forma de representação, alternando entre valor bruto e percentual. Esses valores aparecerão na legenda da camada.
Retornando para a aba Symbology podemos, agora, definir a rampa de cor que será utilizada, assim como habilitar o efeito de sombreamento, assim como fizemos na simbologia Stretched. Para selecionarmos a rampa de cores basta escolhermos entre as opções disponíveis no campo Color Ramp.

Por fim, podemos ativar o efeito de sombreamento no campo Use hillshade effect. No campo Z definiremos qual será o fator de exagero das elevações (constante que será multiplicada pelo valor da elevação, dando um maior destaque às diferenças de alturas existentes na área de estudo).

Como resultado final para nosso exemplo teremos essa imagem:

Diferentemente da simbologia Stretched, aqui nós temos bem definidos as regiões representadas por cada cor.
Veja mais conteúdos em nosso canal no Youtube!!
Até o próximo post!!