O OpenStreetMap
O OpenStreetMap (OSM) é um projeto de mapeamento colaborativo para criar um mapa livre e editável do mundo. Ele fornece dados a centenas de sites na internet, aplicações de celular e outros dispositivos e seus mapas foram desenvolvidos e são mantidos com rigor por sua comunidade voluntária de mapeadores, que inserem e revisam dados de receptores GPS portáteis, fotografias aéreas, imagens de satélite e outras fontes livres.
Todos os mapas, dados descritivos, e metadados ofertados pelo OSM são dados abertos, disponíveis sob a licença Open Database License. Além da comunidade que doa as informações postadas, quando faz uso de outras fontes (imagens obtidas por processamento dos dados, tabelas e outros) são compatíveis com a sua licença. Os dados do OpenStreetMap são formalmente operados pela OpenStreetMap Foundation (OSMF)em nome da comunidade de mapeadores.
Podemos ter acesso a esses dados diretamente no QGIS através de complementos (plugins). Um desses plugins nos permite realizar o download dos dados vetoriais disponíveis, que é o que veremos nesse post.
Baixando os dados do OSM
Primeiro temos que instalar o plugin OSMDownloader através do menu Complementos clicando na opção “Gerenciar e instalar Complementos”.
Na tela que se abre, devemos digitar no campo de busca o termo de pesquisa, no caso podemos colocar apenas “OSM” que serão listados todos os plugins referentes ao Open Street Map. Em seguida selecionamos o plugin “OSMDownloader” e, após isso, clicarmos no botão “Instalar Complemento” no canto inferior direito da janela.
Com o complemento instalado vamos executar o download dos dados. Para isso devemos clicar no botão “Download OSM data by rectangle selection”. Após a instalação do complemento este botão é adicionado automaticamente na região onde estão as barras de ferramentas.
Como o próprio nome da ferramente já informa, devemos selecionar a região de interesse através de um retângulo envolvente.
Após a definição desse retângulo nos será apresentada uma janela onde teremos as informações da área de abrangência que foi definida. No campo “Save Location:” iremos definir o nome e o local de salvamento dos dados que serão baixados. Para isso devemos clicar no botão “Save File”.
Definido o local de salvamento podemos clicar em “OK” e aguardar o processamento do download. A velocidade de execução dessa etapa está diretamente relacionada à velocidade de conexão com a internet e também com o volume de dados encontrados na região definida retângulo envolvente), podendo levar mais ou menos tempo. Durante o processamento será mostrada essa barra de progresso.
Concluído o processamento teremos essa mensagem na tela. Em seguida basta clicar em “OK”.
Agora é só adicionar os dados vetoriais através do botão “Gerenciador de Fonte de Dados”, depois ir na aba “Vetor” e clicar em “selecionar arquivos”.
Após clicarmos em “Abrir” o QGis nos mostrará uma janela onde deveremos selecionar quais camadas vetoriais do OSM serão adicionadas ao projeto.
Você pode escolher qual dado específico deseja carregar (linhas, Multilinhas, Multipolígonos, polígonos e pontos) ou pode adicionar todas de uma vez clicando no botão “Selecionar tudo”. Caso queira adicionar todas sugiro manter marcada a opção “Adicionar camadas a um grupo” como mostrado no exemplo. Dessa forma todos os dados vetoriais do OSM serão agrupados, facilitando a identificação no Painel de Camadas. Em seguida é só clicar em “OK” e depois em “Close” para fechar a janela do Gerenciador de Fonte de Dados.
Como os dados foram baixados no formato .osm podemos agora salvá-los como shapefile, ou qualquer outro formato vetorial disponível, através da opção “Exportar” clicando com o botão direito do mouse sobre a camada desejada.
Até a próxima!!