ZNTGEO

Como configurar um SRC no QGis

Os Sistemas de Referência e Coordenadas – SRC são utilizados na definição das posições dos objetos em determinadas superfícies. Para a localização dessas posições na superfície terrestre são utilizados os Sistemas de Referência Geodésicos que são associados à um modelo geométrico que mais se aproxima da forma superfície da Terra, onde são realizados os cálculos de suas coordenadas.

O QGis, assim como outros softwares GIS, traz uma biblioteca com os principais e mais usais SRC, cabendo assim, ao usuário, a escolha e definição de qual SRC será melhor aplicado a sua necessidade, ao seu projeto. Neste post veremos como configurar um SRC para um determinado projeto como também um SRC padrão para todos os projetos.

Configurando o SRC do Projeto

Para configurarmos o SRC de nossos projetos faremos o seguinte:

  • Acessar o menu Projeto (A) e em seguida clicar na opção Propriedades…
  • Em seguida, na tela que se abre, selecionamos a aba SRC (B):

A aba SRC está organizada da seguinte maneira:

a) Filtro: onde podemos buscar pelo SRC desejado digitando o seu nome ou alguma informação correspondente para que o QGis faça uma busca em sua biblioteca de SRC’s;

b) Sistemas de Referência Usados Recentemente: mostra uma lista com todos os SRC que já foram utilizados em projetos anteriores;

c) Sistemas de Referência de Coordenadas Predefinidos: nos mostra uma listagem como todos os SRC’s existentes na biblioteca do sistema. Os SRC estão organizados em três categorias:

  • Sistemas de Coordenadas Geográficas: podendo ser Geocêntrico ou Topocêntrico e as posições são dadas em Latitude e Longitude.
  • Sistema Projetado de Coordenadas: também podem ser Geocêntricos ou Topocêntricos e as posições são dadas em unidade métricas. O mais popular sistema de coordenadas projetadas é o Sistema de Projeção UTM.
  • Sistema de coordenadas definido pelo usuário: como o nome já diz, são SRC personalizados pelo próprio usuário de acordo com sua necessidade.

Nessa seção temos ainda a opção de retirar da listagem SRC’s que estão obsoletos (01). Logo abaixo temos as informações referentes ao SRC selecionado (02) e também uma visualização de sua área de abrangência (03).

d) Transformações de Datum: aqui podemos configurar os parâmetros de transformações entre os Data (plural de Datum). Os parâmetros de transformações oficiais no Brasil estão disponibilizados no site do IBGE.

Para definirmos o SRC do projeto basta pesquisarmos no Filtro (a) ou selecionarmos na lista de SRC Predefinidos (c) pelo SRC desejado e depois clicarmos em OK (04). Nos próximos usos este SRC será apresentado na lista de usados recentemente (b).

Configurando um SRC Padrão para todos os Projetos

Podemos também definir um SRC que será utilizado em todos os projetos. Para isso faremos o seguinte:

  • Acessar o menu Configurações (A) e depois clicar em Opções….
  • Em seguida clicar na aba SRC (B). Esta aba está organizada da seguinte forma:

a) SRC para projetos: nesta seção definiremos o SRC padrão que será utilizado em todos os projetos marcando a opção Usar um SRC padrão (01) e, em seguida, escolher o SRC clicando no botão Selecione o SRC (02). A tela que se abrirá é semelhante à aba SRC do tópico anterior Configurando o SRC do Projeto, basta executar os passos já descritos para escolha do SRC. Caso você queira utilizar um SRC específico em determinado projeto basta acessar as configurações do projeto e escolher o SRC, alterando assim o predefinido por padrão apenas naquele projeto específico.

b) SRC para camadas: aqui podemos predefinir o SRC para as novas camadas vetoriais que serão criadas (03). Podemos ainda definir outras ações (04) a serem executadas no momento da criação ou carga de uma camada no QGis, como as mostradas abaixo:

c) Transformação de Datum Padrão: aqui podemos definir quais ações serão tomadas ao carregarmos camadas com Datum diferente do datum do projeto. Podemos definir que o QGis nos pergunte o que fazer quando for identificado um datum diferente na camada mantendo a opção Perguntar sobre a transformação do datum se houver vários disponíveis (05).

Podemos ainda deixar predefinido o parâmetro de conversão (06) que será utilizado na transformação, mas isso é assunto para outro post!!