As ferramentas de seleção dentro de softwares como o QGIS nos auxiliam à identificar, localizar e analisar de forma visual um conjunto ou um subconjunto de dados no mapa, de forma rápida e direta.
Ao utilizarmos ferramentas de seleção podemos adicionar novas feições selecionadas a uma outra seleção existente, podemos executar uma nova seleção à partir da desseleção de algumas outras feições dentre outras possibilidades.
Para nosso exemplo tomaremos como feição de referência a poligonal da camada denominada PoligonalEstudo , como mostrado na figura abaixo. Os demais dados foram baixados do OpenStreet Map através de plugin OSMDownloader.

Devemos acessar o menu Vetor. Em seguida selecionar a opção “Investigar” e, depois clicar em “Selecionar por Localização”.

Na janela que se abre devemos definir os parâmetros para a busca e seleção que queremos. O Primeiro passo é definirmos a camada que contém as feições que desejamos selecionar (01) usando o campo “Selecionar feições de”. No nosso exemplo eu quero selecionar algumas feições de ponto da camada DiqueTororo_points. Em seguida, em “Onde as feições (predicado geométrico), definiremos qual a relação espacial (02) que a feição escolhida precisa ter em relação à nossa camada de referência (PoligonalEstudo).

Neste caso, eu quero que o QGIS selecione todas as feições de pontos que estejam dentro da minha poligonal de referência selecionando a opção “estão dentro de” e também, que estejam tocando a poligonal selecionando a opção “interseccionam”. Por fim, no campo “Ao comparar com as feições do” (03) definiremos a nossa poligonal de referência, no caso a camada PoligonalEstudo. Feito isso podemos clicar em “Executar”. Após o processo finalizado clique em “Close”.

Observe que os pontos que foram selecionados agora estão em amarelo e, ao abrirmos a tabela de atributos podemos confirmar a seleção.

Podemos utilizar esse processo com todas as geometrias vetoriais básicas (pontos, linhas e polígonos) desde que elas possuam alguma relação espacial entre aquelas especificadas no campo “Onde as feições (predicado geométrico)”.

Podemos ainda editar a seleção atual, para isso basta abrirmos novamente a ferramenta “Seleção por Localização” (passo inicial do tutorial) e, após definirmos os novos parâmetros de seleção, no campo “Modificar seleção atual por” indicarmos qual será o tipo de alteração.

Podemos escolher entre “Criar uma nova seleção”, “Adicionar à seleção atual”, “Selecionar dentro da seleção atual” e por fim “Remover da seleção atual”.