As operações em lote no QGIS nos permitem realizar uma mesma ação em diversos arquivos de forma simultânea de forma rápida. Como exemplo, imagine a seguinte situação:
Você possui 84 arquivos vetoriais que estão com o SRC configurado para SIRGAS 2000 mas, por algum motivo, você precisa que eles estejam em sistema de coordenadas projetado como o SIRGAS 2000 UTM na zona 24 Sul. Qual a forma mais rápida de reprojetarmos todas as 84 camadas?
São em situações assim, por exemplo, que podemos utilizar as operações em lote no QGIS e ganhar tempo na produção de mapa.
Reprojetando Camadas em Lote
Devemos acessar a ferramenta Reprojetar camada através do Menu/Painel Caixa de Ferramentas e digitar no campo de busca o nome da ferramenta que procuramos ou algum termo relacionado.
Existem duas maneiras de acessarmos as opções de operações em lotes. A primeira é clicando com o botão direito do mouse sobre a ferramenta desejada e selecionarmos a opção Executar Processo em Lote.
A segunda maneira é dando dois cliques rápidos para abrirmos a ferramenta e, após aberta, selecionarmos no canto inferior esquerdo a opção Executar Processo em Lote. As duas maneiras nos levarão para a mesma janela de configuração de operação em lote.
Na janela de processamento em lote iremos configurar primeiro o campo Camada de Entrada. Em camada de entrada iremos selecionar as camadas que queremos reprojetar. Para isso clicaremos no Selecionar (01) e depois escolheremos a opção Selecionar arquivos (02).
Em seguida basta acessarmos a pasta onde estão os arquivos desejados e selecionarmos. É importante que, no campo Ficheiros do tipo, deixemos setado apenas o formato dos arquivos que queremos para não corrermos o risco de selecionarmos formatos diferentes ou arquivos diferentes do que queremos reprojetar.
No nosso exemplo nossos arquivos foram salvos como geopackage (.gpkg) mas você deve selecionar a opção para o formato dos seus arquivos.
Após selecionarmos os arquivos desejados, basta clicar em abrir e aguardar o carregamento na tela do processamento em lote.
Com os arquivos carregados devemos configurar o SRC de destino. Para isso podemos clicar no botão Selecione SRC (03) ou clicarmos no campo onde está sendo mostrado o SRC atual (04) e selecionarmos os SRC disponíveis no histórico de uso, caso um deles seja o SRC desejado para o destino. Para sermos mais didáticos, mostraremos o procedimento clicando no botão Selecione SRC (03).
Na tela que se abre poderemos escolher o SRC digitando seu nome, algum termo que tenha relação, ou o próprio EPSG no campo Filtro para que o QGIS nos mostre as opções disponíveis ou podemos verificar no campo Sistemas de Referências de Coordenadas Usados Recentemente se o que queremos já esteja listado. No nosso exemplo iremos selecionar o SIRGAS 2000 / UTM zone 24S. Selecionado o SRC basta clicar em OK para retornarmos à tela anterior.
Selecionado o SRC devemos agora informar ao QGIS que este SRC será aplicado à todas as camadas. Para isso devemos clicar em Auto preenchimento e selecionarmos a opção Preencher Abaixo. Isso fará com que o QGIS preencha automaticamente todas as camadas com o mesmo SRC de destino.
Convertendo o formato de Saída
Em seguida definiremos o local de salvamento e a extensão do arquivo, o seu formato. Para isso clicaremos no botão para selecionar a pasta de destino (05) e em seguida, no campo Nome do Ficheiro (06), definirmos um prefixo para o nome dos arquivos uma vez que o QGIS irá manter os nomes originais, dessa maneira podemos diferenciar os arquivos de origem dos arquivos reprojetados. Em Ficheiros do tipo (07) podemos alterar a extensão do arquivo reprojetado. Neste exemplo nosso arquivos haviam sido salvos no formato geopackage (.gpkg) e para a reprojeção irei salvá-los como shapefile (.shp).
Em seguida basta clicar em Gravar. Nesse momento nos será mostrada uma janela para Opções de Preenchimento automático. Nessa janela definiremos que essa configuração que acabamos de fazer (local de salvamento e formato de saída) será aplicado às demais camadas. Para isso basta selecionarmos a opção Preencher com valores dos parâmetros no campo Modo de preenchimento automático (08).
No campo Usar parâmetro (09) mantermos a opção padrão Camada de entrada. Dessa maneira os nomes dos arquivos serão completados com o nome original da camada após o prefixo que definimos anteriormente. Em seguida basta clicar em OK para voltarmos à janela anterior.
Finalizadas as configurações podemos clicar em Executar.
Após finalizado o processamento basta clicar em Close para voltarmos para o ambiente de trabalho do QGIS.
Agora é só adicionar os arquivos através do Gerenciador de fontes de dados e seguir com o projeto.
Viu como é simples realizar operações em lote no QGIS? Nos vemos nos próximos posts!!
#operaçãoemlotes #reprojeção #qgis #converter #shapefile #geopackage #zntgeo
Se você procura conhecer um pouco mais ou é totalmente iniciante em QGIS, conheça nosso canal no Youtube!! ZNTGEO – Consultoria, Cursos e Treinamentos.