A ferramenta Select By Location nos permite utilizar as relações espaciais entre as camadas como parâmetro de seleção.
As ferramentas de seleção dentro de softwares GIS, como o ArcGIS, nos auxiliam à identificar, localizar e analisar de forma visual um conjunto ou um subconjunto de dados no mapa, de forma rápida e direta. Ao utilizarmos ferramentas de seleção podemos adicionar novas feições selecionadas a uma outra seleção existente, podemos executar uma nova seleção à partir da desseleção de algumas outras feições dentre outras possibilidades.
Para acessarmos o Select By Location devemos clicar no menu Selection e, em seguida, selecionarmos a opção Select by Location.
Na janela que se abre iremos configurar os parâmetros para nossa seleção. Estes parâmetros são:
- Selection Method (método de seleção)
- Target layer(s) (Camada alvo)
- Source layer (camada de origem/referência)
- Spatial selection method (Método da seleção espacial).
A definição do método de seleção nos permite criar uma nova seleção com a opção select features from, adicionarmos um nova seleção à seleção corrente (add to the currently selected features in), remover à partir de ma seleção corrente (remove from the currently selected featutres in) e, por fim, permite executarmos uma seleção dentro de uma seleção corrente (select from the currently selected features in). Para nosso exemplo, executaremos uma nova seleção configurando o métdo para Select features from.
Em seguida definiremos a target layer ou, camada alvo. Essa é a camada que terá as feições selecionadas. Neste caso o objetivo do exemplo é selecionar algumas feições da camada de pontos LocalidadesBA_ 2010_v1, logo, ela será definida com target layer. Definiremos apenas uma target layer mas é possível a definição de mais de uma se necessário.
Em Source layer definiremos qual a camada que será usada como parâmetro espacial para a nossa seleção, neste caso, a camada com os limites dos municípios do estado da Bahia, a camada BA_Municipios_2019. Podemos definir toda a camada como parâmetro ou, podemos apenas escolher algumas feições para serem o parâmetro selecionando o polígono desejado no mapa e, depois, marcando a caixa “Use selected features”, como mostrado abaixo.
Feito isso, iremos agora definir qual a relação espacial entre as duas camadas que iremos usar para a seleção. Essas relações podem ser de intersecção, contém/não contém, contido/não contido, proximidade, se cruzam/não se cruzam dentre outras, e irão variar e se aplicar de acordo com cada geometria das camadas configuradas.
Neste exemplo temos uma camada com feições de ponto (nossa target) e outra camada com feições de polígonos. Logo as relações espaciais possíveis para a nossa seleção serão apenas aquelas relacionadas à pontos e polígonos, como por exemplo contém/não contém, está contido/não está contido, intersecta/não intersecta, já que os pontos serão selecionados à partir do/dos polígonos.
Vamos definir que para que a seleção seja verdadeira as feições de pontos da camada LocalidadesBA_2010_v1 (target layer) devem “estar dentro” dos polígonos selecionados da camada BA_Municipios_2019 (Source layer).
Feito isso agora basta clicar em aplicar e ver o resultado!!
As possibilidades de combinações são muitas, variando de acordo com as necessidades de seleção, geometrias das camadas e relação espacial que se deseja priorizar para a seleção.