ZNTGEO

Digitalização Avançada no QGis

As ferramentas de Digitalização Avançada do QGis 3.10 permitem ao usuário uma maior precisão durante as digitalizações, evitando assim que ocorram erros topológicos nas feições. Vejamos a seguir como utilizá-la.

QGIS | Usando as Ferramentas de Digitalização Avançada

Para podermos habilitar a barra de ferramentas Digitalização Avançada procederemos da mesma forma que habilitamos as Ferramentas de Aderência, com o mouse em qualquer região vazia da parte superior do QGis clicamos com o botão direito e, em seguida devemos marcar a opção Digitalização Avançada (A). Feito isso a barra de ferramentas será adicionada na interface do QGis.

Em seguida devemos iniciar a edição vetorial clicando no botão Alternar edição (B) na barra de ferramentas Digitalizar.

Ao iniciarmos a edição, depois de clicarmos em Adicionar polígonos na barra Digitalizar, o botão Ativar ferramentas avançadas de digitalização (C), na barra Digitalização Avançada, ficará ativo.

Ao clicarmos no botão Ativar ferramentas avançadas de digitalização será aberto o painel Digitalização Avançada. As ferramentas do Painel Digitalização Avançada não pode ser utilizado com coordenadas geográficas.

Esse painel nos fornece algumas ferramentas de precisão para construção do vetor. Com ele podemos inserir de forma manual informações como distância/comprimento (D), o ângulo (E) do segmento, bem como as coordenadas X (F) e Y (G) dos vértices. Temos também ferramentas como os ajustes dos modos Paralelo (H) e Perpendicular (I).

Voltando para a barra de ferramentas, podemos mover nossas feições através do botão Mover feições (J), onde podemos optar entre as opções de apenas Mover feições (1) ou Copiar e mover feições (2).

Seguindo temos o botão Rotacionar Feição (K), onde podemos rotacionar toda uma feição selecionada.

O botão Simplificar feições (L) permite que façamos suavizações em polígonos e linhas, diminuindo a quantidade de vértices existentes.

Algumas das ferramentas presentes nesta barra tem suas funções ativadas ou não de acordo com a geometria da camada em edição e outras, como as vistas até o momento são de uso geral ficando ativas para edição das três geometrias vetoriais ponto, linha e polígono.

Ferramentas como Adicionar anel (M), Preencher anel (N), Excluir anel (O) são de uso exclusivo na edição de polígonos e os botões Adicionar parte (P), Excluir parte (Q), Remodelar feições (R), Curva de deslocamento (S) e Quebrar feições (T) são utilizadas tanto nas edições de polígonos como de linhas também.

Temos ainda as ferramentas Dividir partes (U), Mesclar feições selecionadas (V) e Mesclar atributos (X) que podem ser usadas para polígonos e linhas e as ferramentas V e X também podem ser usadas com pontos.