ZNTGEO

O que é o NDVI?

Certamente você já deve ter se deparado com essa sigla dentro do universo do geoprocessamento e produção de mapas. Mas afinal de contas , o que significa e o que é o famoso NDVI?
O NDVI, que vem do inglês Normalized Difference Vegatation Index , que traduzindo para o português significa Índice de Vegetação por Diferença Normalizada é um índice utilizado para avaliar os aspectos fisiológicos e nutricionais da vegetação sendo muito utilizado em trabalhos de análise ambiental e também na agricultura de precisão.

Como funciona o NDVI

De uma maneira bem objetiva o NDVI funciona através da análise da reflectância nas bandas do infravermelho próximo (NIR) e da banda do vermelho (Red), assim é possível comparar matematicamente a quantidade de luz vermelha visível absorvida com o infravermelho próximo refletido pela planta.
 
Uma vez que a clorofila em uma planta saudável acaba absorvendo a maior parte da luz vermelha visível e reflete a maior parte do infravermelho próximo, a alta atividade fotossintética, que é comumente relacionada à vegetação densa, terá uma menor reflectância na banda vermelha e maior reflectância na banda do infravermelho próximo.
Simplificando, é possível monitorar e determinar o acúmulo de biomassa da vegetação, quanto mais verde a folha maior será a sua reflectância e, através disso, é possível analisar alguns parâmetros como a nutrição, sanidade, déficit hídrico das plantas, bem como separar através do sensoriamento remoto toda a cobertura vegetal de outras classes de cobertura do solo.
 
O NDVI não é um índice novo. Ele já vem sendo estudado por diversos autores bem como sendo bastante utilizado em áreas de análise ambiental e tem ganhado bastante espaço na agricultura de precisão e, com a introdução de tecnologias como o uso de VANTS/Drones a escala de uso do NDVI se ampliou de forma significativa, auxiliando a produção de mapas que viabilizam as análises de reflectância auxiliando assim no manejo das lavouras.

Como o NDVI é Calculado

Como vimos o NDVI é calculado à partir da diferença entre as bandas do NIR e Red, dividida pela soma das mesmas bandas NIR e Red, sendo expresso matematicamente da seguinte forma:

Como interpretar os resultados do NDVI

Os valores obtidos através do cálculo do NDVI irão variar de -1,0 a 1,0. Na maioria dos casos pode-se considerar os valores entre 0,2 e 0,4 como correspondentes a áreas com vegetação mais esparsa. Os valores de 0,4 a 0,6 representariam uma vegetação mais intermediária. Já os valores acima de 0,6 indicariam uma alta possibilidade de folhas verdes.
 
Para análise de áreas de cultivo, em se utilizando o NDVI, é necessário levar em consideração as características específicas de cada cultura ao interpretar os resultados. Os valores citados anteriormente são valores mais gerais aplicados à vegetação como um todo.
NDVI
De uma maneira geral, são obtidas leituras similares dos valores NDVI tanto para baixa como para muito alta densidade de vegetação. Voce pode considerar utilizar outros índices mais específicos, se necessário, como o EVI (Enhanced Vegetation Index), que é uma versão ajustada do NDVI, com maior acurácia especialmente em áreas com copas densas. Temos também o NDRE (Normalized Difference Red Edge)  sugerido para culturas permanentes e densas.
Em relação à simbologia de mapa dos dados obtidos com NDVI, tradicionalmente são representados/classificados por métodos contínuos.

Não há necessariamente uma paleta de cores padrão para a representação do NDVI mas é comum o uso do tradicional vermelho-verde, onde o vermelho, laranja e amarelo indicam o solo exposto ou vegetação esparsa/morta e todos os outros tons de verde indicam a cobertura vegetal mais densa.

Fontes:

Geografia das Coisas – https://geografiadascoisas.com.br/

Earth Observing System – https://eos.com/pt/

Esse post foi útil? Compartilhe!!

Confira esta Seleção de Livros de Geoprocessamento!!

Amplie e aprofunde um pouco mais seu conhecimento no geoprocessamento e suas aplicações!!!

Categorias

Veja também no Blog

Conheça Nosso Canal no Youtube!!

Aprenda Geoprocessamento e Produção de Mapas!!

Leia também aqui no Blog!!

Comentários