ZNTGEO

Extraindo Curvas de Nível de um MDE com o ArcGIS

Uma Curva de nível é uma linha imaginária que agrupa dois pontos que possuem a mesma altitude. Por meio dela são confeccionados os mapas topográficos, pois a partir da observação o técnico pode interpretar suas informações através de uma visão tridimensional do relevo.

As curvas de nível podem ser obtidas através de levantamentos topográficos planialtimétrico bem como através dos Modelos Digitais de Elevação.

Para extrairmos curvas de nível à partir de um MDE utilizando o ArcGIS devemos fazer o seguinte:
Com o MDE carregado no ArcMAP devemos primeiro acessar a ToolBox.

Botão ToolBox

Em seguida vamos expandir a caixa 3D Analyst Tools e, em Raster Surface, Selecionar a opção Contour.

Painel Toolbox

Logo após, com a janela de configuração da ferramenta Contour aberta, iremos definir qual o raster (MDE), que queremos extrair as informações, no campo Input Raster.

Em seguida basta clicar na seta no lado direto do campo que ela mostrará as opções de raster disponíveis no arquivo. Caso o seu MDE não esteja no seu projeto você pode clicar no botão Abrir (01) e selecionar o arquivo em qualquer outra pasta.

Ferramenta Contour

Logo em seguida, em Output polyline (02) features, devemos configurar o local (pasta) de saída do arquivo vetorial resultante.Na sequência, no campo Contour interval (03), definiremos o intervalo vertical entre as curvas de nível.

Essa definição está relacionada com a resolução do seu MDE e, a recomendação é que o intervalo entre as curvas não seja inferior à resolução espacial definida para o MDE. Como neste exemplo estamos utilizando um MDE com resolução de 12,5m podemos selecionar valores à partir de 12,5m.

Ferramenta Contour02

Os demais campos podemos manter o padrão do software e podemos clicar em Ok e aguardar o processamento.

Ferramenta Contour03

Finalizado o processo basta clicar em close.

Ferramenta Contour04

Processo finalizado temos agora um arquivo vetorial com curvas de nível de 15m em 15m.

Visualização ArcMAP

Veja também aqui no Blog: Modelos Digitais de Elevação – MDE.