ZNTGEO

Inserir fotos geolocalizadas no QGis não é um processo complexo, pelo contrário é bem simples e não precisamos de nenhum plugin ou outro tipo de malabarismo (rss).

Preparando as Fotos para Importação

O primeiro passo é verificarmos se as fotos realmente possuem as informações necessárias para a importação, ou seja, as fotos precisam ter registradas em suas propriedades a informação da sua coordenada. Para isso basta acessarmos as propriedades do arquivo e procurar pelas coordenadas. Atualmente bastante dispositivos fotográficos possuem essa propriedade de registrar a coordenada de onde a foto foi tirada, principalmente Smart fones.
 
Propriedades Imagens
Propriedades das imagens acessadas em uma distribuição Linux (Fedora 35) e no Windows)
Apesar dessa facilidade temos que ter um cuidado em relação às fotos. Para a importação no QGis as fotos devem ser baixadas direto do seu local de armazenamento (drive ou outro dispositivo que faça o backup direto da câmera). Caso seja necessário o envio para outra pessoa realizar esse procedimento é recomendado que seja feito via e-mail e não por aplicativos de mensagens, como whatsapp. Isso porque esse aplicativos geralmente fazem uma espécie de compactação do arquivo para otimizar o envio e, com isso, a informação da posição contida na foto é eliminada (pelo menos até a data de publicação deste post)
 
Resolvida a questão de acesso às fotos e após efetuarmos o seu download vamos para o QGis efetuar a importação.

Importando as Fotos para o QGIS

No QGis vamos acessar a Caixa de Ferramentas de Processamento e pesquisar pela ferramenta Importar Fotos Geolocalizadas e, em seguida, com dois cliques rápidos do mouse sobre o nome da ferramenta faremos as configurações necessárias à importação.
Caixa de Ferramentas de Processamento do QGIS
A primeira informação que devemos configurar é a Pasta de entrada (01). Aqui iremos selecionar a pasta onde estão as fotos que serão importadas para o QGis.
Configurações da Ferramenta Importar Fotos Geolocalizadas
Em seguida, no campo Fotos (02), definiremos a forma de salvamento da camada que será gerada com as fotos. No momento da importação o QGis buscará as informações das coordenadas das fotos e criará um arquivo shapefile de pontos à partir delas. Essa camada poderá ser salva em definitivo ou como camada temporária. Para salvarmos em definitivo a camada de pontos devemos clicar no botão com os três pontos (03) ao final do campo Fotos. Podemos manter o campo Abrir arquivo de saída depois de executar o algorítimo marcado para que a camada processada seja carregada no mapa ao final da execução do processamento.
 
Logo abaixo temos o campo Tabela de fotos inválidas (04). Assim como o campo Fotos essa tabela também poderá ser salva em definitivo, da mesma forma que o shapefile com os pontos da forma. Essa tabela registrará a informação do arquivo de foto onde o QGis não encontrou o registro da coordenada, assim, podemos identificar os arquivos que não foram importados para o mapa.
 
Após essas configurações podemos clicar em Executar (05) e aguardar o processamento.
Visualização dos pontos gerados à partir das coordenadas das fotos
Para visualizarmos as fotos importadas iremos utilizar a ferramenta Identificar Feições (06) e clicar no ponto. Ao clicarmos será aberta uma janela com as informações da tabela de atributos do shapefile das fotos bem como sua visualização.
Visualização de uma das fotos carregadas no QGIS
Você pode ainda melhorar a visualização dos atributos configurando melhor o formulário da camada. Para isso basta acessar as propriedades da camada das fotos e buscar pela aba Formulários e ajustar quais campos serão ou não exibidos.
Esse post foi útil? Compartilhe!!

Confira esta Seleção de Livros de Geoprocessamento!!

Amplie e aprofunde um pouco mais seu conhecimento no geoprocessamento e suas aplicações!!!

Categorias

Veja também no Blog

Conheça Nosso Canal no Youtube!!

Aprenda Geoprocessamento e Produção de Mapas!!

Leia também aqui no Blog!!

Comentários