ZNTGEO

CapaInstQGisWin

Instalando o QGis 3.10 LTR no Windows 10

Para quem não conhece ainda o software QGis é uma das principais portas de entrada para o universo SIG (Sistema de Informação Geográfica), sendo atualmente uma das melhores, mais robustas e populares aplicações desktop Open Source para a manipulação de dados geográficos.

Um característica que também contribui para a sua popularidade é o fato de ser um software multiplataforma, o que permite que sua instalação seja feita em Sistemas Operacionais como Windows e Linux, e podendo ser instalado também em Mac OS, BSD e alguns sistemas Android. No post de hoje veremos as características da instalação no Windows.

Evolução das Logos do QGIS

Por padrão o QGis é disponibilizado nas versões:

1 – LR (Latest Release): sempre a versão mais atual, porém não a mais estável uma vez que sofre atualizações mais constantes.

2 – LTR (Long Term Release): versão estável do software, tendo suas atualizações em períodos mais espaçados e definidos. Dessa forma as versões LTR sempre serão anteriores às versões LR (por exemplo: QGis 3.12 LR e Qgis 3.10 LTR).ss

3 – Desenvolvimento: versão que, como o nome sugere, está em desenvolvimento, portanto sendo a menos estável.

Essas divisões não significam que uma versão é melhor ou pior que a outra, contudo é importante tê-las em mente para escolher a que melhor se encaixa dentro da atividade que se pensa em desenvolver. Para atividades profissionais recomendamos o uso das versões LTR pela estabilidade, mas se a intenção é se manter atualizado com as novidades do software as versões LR e de Desenvolvimento seriam mais recomendáveis por conta de suas atualizações e correções mais frequentes.

Uma outra peculiaridade é o seu processo de instalação para windows, onde temos dois grupos de instaladores: o OSGeo4W e o Stand Alone installers from OSGeo4W packages.

Instaladores Avançados do QGIS

O OSGeo4W é um instalador mais completo, onde na instalação podemos definir qual versão será instalada entre LR, LTR e Desenvolvedor, além também de possibilitar a instalação de outros componentes como Web GIS e Server GIS. Esse modo de instalação exige um pouco mais de conhecimento na ferramenta já que é necessário que o usuário defina os pacotes e bibliotecas de instalação. Uma outra característica desta instalação é o fato de ser mais lenta uma vez que os componentes do software serão baixados durante o processo de instalação.

Já o Standalone installers from OSGeo4W packages: é provavelmente utilizado pela maioria dos usuários por oferecer um pacote de instalação mais “enxuto” e que, após baixado, pode ser instalado independente de conexão com internet.

Aqui temos apenas a opção de instalação das versões LR e LTR, cada uma com seu respectivo instalador separado por versão e disponível nas arquiteturas 32bits e 64bits. Sua instalação segue o padrão de instalação de softwares no Windows, não sendo solicitado ao usuário maiores definições de configurações.

De uma maneira geral o processo de instalação do QGis no Windows não é complicado, apesar de todas essas características e definições, o que o torna uma ótima opção para quem está começando a trabalhar com softwares SIG.

O QGis está disponível para download em em https://www.qgis.org.